quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

# 06, roteiro para resolução de problemas

A resolução de um problema deve passar por quatro fases: [1] entendimento do problema, [2] estabelecimento de uma estratégia para resolução do problema, [3] execução dessa estratégia e [4] revisão e avaliação da solução obtida.
É certo que essas fases podem ser facilmente enumeradas por quem se dedicar à questão da resolução de problemas e analisá-la com seriedade e com coerência. Pesquisadores de diversas áreas que se dedicaram ao assunto, notadamente George Polya [1], enumeraram essas fases e contribuíram discutindo suas principais características.
[Referência: 1. Polya, George (1944) A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, Interciência, 1995.]

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quem foi Bélanger?

Jean-Baptiste Charles Joseph Bélanger foi um engenheiro francês que se dedicou à hidráulica e à hidrodinâmica, principalmente à resolução de dificuldades matemáticas envolvidas em alguns problemas mais complexos em sua época.

# 05, modo de uso

O marcador "§-#1-[MFH]" reúne os enunciados dos exercícios resolvidos sobre Mecânica de Fluidos e Hidráulica. Do mesmo modo, os marcadores "§-#1-[RH]" e "§-#1-[ER]" reúnem os enunciados dos exercícios resolvidos lidando respectivamente com Recursos Hídricos e com Energias Renováveis. Por sua vez, o marcador "§-#1-[An3]" reúne os posts iniciais correspondentes aos exercícios sobre Planejamento e Análise de Experimentos.

§ 001 - O Problema de Bélanger #01

O Problema de Bélanger ou dos Três Reservatórios é um problema clássico da Hidráulica! Ele consiste em determinar as vazões em três tubos que unem três reservatórios a uma junção j, conhecidas as cotas dos níveis de água nesses três reservatórios e os diâmetros, os comprimentos e as rugosidades dos três tubos.
A figura mostra a configuração do problema. As linhas de energia nos três tubos coincidem com a superfície de água nos reservatórios e se encontram na junção j, assumindo nesse ponto um mesmo valor.
Algumas variantes interessantes do Problema de Bélanger envolvem quatro ou mais reservatórios, duas ou mais junções, a inserção de bombas e o abastecimento de consumidores em redes de distribuição.
» Resolvido em #02, #03 e #04.

# 04, modo de uso

Os posts deste blogue, na maioria dos casos, correspondem a exercícios resolvidos ou a complementações teóricas.
Em cada exercício, são apresentados marcadores que sempre correspondem aos capítulos que compõem o conteúdo indicado nos links do "índice". Por outro lado, em cada complementação teórica citada acima são apresentados marcadores que sempre correspondem aos subcapítulos desses capítulos.
Os exercícios aparecem sempre resolvidos em vários posts inseridos ao longo do tempo no blogue. Cada exercício recebe um número de ordem de inserção neste blogue, que é sempre precedido pelo símbolo "§".Esse número de inserção também é um marcador, que pode ser utilizado para reunir o enunciado e as várias etapas de resolução de determinado exercício.
As complementações teóricas também podem ser apresentadas parceladas em vários posts, mas não apresentam uma numeração de ordenamento como os exercícios.

# 03, modo de uso

Este blogue é um conjunto de exercícios resolvidos e todo o resto funciona em torno desse objetivo. No menu à direita, no alto, há um "índice" indicando o conteúdo do blogue, com links para os exercícios resolvidos. Em cada exercício há links para explicações teóricas resumidas, que vão sendo inseridas de acordo com a demanda imposta pelos exercícios apresentados.
O "índice" contém links para os três temas a serem abrangidos pelos exercícios incluídos aqui: mecânica dos fluidos e hidráulica, recursos hídricos e energias renováveis. Em cada um desses links, os respectivos temas são divididos em capítulos. Em cada capítulo são listados os exercícios resolvidos e as complementações teóricas correspondentes.

# 02, sobre qualidade

"QUALIDADE é sempre conseqüência de INTENÇÃO, de ESFORÇO e de COMPETÊNCIA."
Traduzindo:
[1] É necessário querer atribuir qualidade a um produto. A qualidade vem com a inspiração. Todo produto que apresente qualidade é obtido somente após um processo de concepção técnica ou artística.
[2] É necessário se esforçar para atribuir qualidade a um produto. A qualidade também vem com a transpiração. Todo produto que apresente qualidade exige trabalho e dedicação.
[3] É necessário conseguir atribuir qualidade a um produto. A qualidade não cai do céu! Todo produto que apresente qualidade é fruto de educação e de treinamento.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

# 01, apresentação

Este blogue apresenta exercícios resolvidos de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica. O objetivo é servir como um canal para a divulgação rápida de exercícios lidando com temas tratados em sala de aula.
A complementação teórica que se mostrar necessária aparece sempre depois dos problemas serem apresentados. Essa complementação deve ser considerada apenas como uma referência local, mais para esclarecer dúvidas sobre notação ou sobre conceitos envolvidos nas resoluções dos exercícios do que como referência bibliográfica.
Como encontrar um determinado exercício? Vide modo de uso.