sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Experimentos com dois fatores

É possível identificar os efeitos das interações entre os fatores identificados e isolados nos delineamentos anteriores (DIC, DBC e DQL). Desse modo, organizando as observações conforme a tabela abaixo e considerando a atuação de dois fatores A e B, as observações xij estariam sujeitas aos efeitos desses dois fatores e também estariam sujeitas aos efeitos de sua interação.
A elaboração do modelo e o cálculo a partir da decomposição das observações será levado adiante a partir da organização das observações conforme a tabela abaixo, onde os diferentes níveis aparecem listados em seqüência e as diferentes colunas representam as repetições do experimento.
É usual denominar A e B como fatores e denominar seus possíveis valores, A1, A2 e A3, B1, B2 e B3, como níveis.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

teste

teste star wars viewing solar eclipse microsoft windows ebay mercado livre nato

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

§ 082 - Automóvel em túnel de vento #01

Um modelo de automóvel em escala 1:6 é testado em túnel de vento para desenvolvimento de um modelo que já se encontra no mercado. O objetivo é a redução do consumo de combustível. Os testes serão realizados para reproduzir condições de uso do protótipo em velocidades de 48 km/h e de 60 km/h. Para condições dinamicamente semelhantes, foi medido no modelo um arrasto de 320 N para a menor velocidade. Qual deve o arrasto verificado no protótipo? Quais devem ser os valores encontrados para a maior velocidade? Que potências serão necessárias para superar esses arrastos?
» Resolvido em #02.