terça-feira, 12 de outubro de 2010

Experimentos com dois fatores, modelo e hipóteses

As observações xijk, conforme organizadas para experimentos em dois fatores, podem ser escritas como aparece acima, onde cada observação é decomposta como a soma da média de todas as observações, do efeito do fator A, do efeito fator B, do efeito da interação entre os dois fatores, do efeito das repetições e de uma componente aleatória, i variando de 1 a n, j variando de 1 a n e k variando de 1 a r.
A hipótese nula deve estabelecer que os efeitos do fator A são iguais a zero, ou seja, α12=...=αk=0, que os efeitos do fator B são iguais a zero, ou seja, β12=...=βk=0 e que os efeitos das repetições são iguais a zero, ou seja, γ12=...=γk=0. A hipótese alternativa deve estabelecer que pelo menos um dos efeitos dos fatores A e B seja diferente de zero e que pelo menos um dos efeitos das repetições seja diferente de zero.

domingo, 10 de outubro de 2010

§ 099 - Submarino em túnel de vento? #02

A semelhança é obtida com a reprodução do número de Reynolds. A expressão ao lado permite estabelecer uma expressão que determina o valor necessário para a velocidade do ar no túnel de vento.
Como a viscosidade do ar é muito inferior à viuscosidade da água do mar, a velocidade necessária resulta alta demais.
A velocidade obtida é muito maior que a velocidade de propagação de ondas de pressão, correspondendo a escoamento supersônico e não permitindo o estudo do escoamento que se estabelecerá em torno do protótipo do submarino.
» O enunciado do problema está em #01.

sábado, 9 de outubro de 2010

§ 082 - Automóvel em túnel de vento #02

A semelhança é obtida com a reprodução do número de Reynolds. A expressão ao lado permite detemrinar a velocidade necessária para o ar no túnel de vento.
A semelhança de Froude permite determinar sobre o protótipo as partir do valor medido nos testes com o modelo reduzido. A potência necessária para vencer esse arrasto é obtida multiplicando o valor obtido para o protótipo pela velocidade correspondente.
Essa potência não é a potência total necessária para coocar o veículo em movimento, mas apenas a porência necessária para vencer o arrasto aerodinâmico.
»: O enunciado do problema está em #01.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

§ 099 - Submarino em túnel de vento? #01

Um modelo de submarino em escala 1:40 deve ser testado em túnel de vento. É necessário determinar o arrasto do submarino quando estiver se deslocando a velocidade de 9 nós em águas oceânicas a 5oC. Qual deverá ser a velocidade do ar no túnel de vento?
» Resolvido em #02.

§ 097 - Quatro reservatórios e uma junção #01

Este problema é uma variante do Problema de Belanger com quatro reservatórios. Os tubos (1), (2), (3) e (4) unem os reservatórios A, B, C e D, repectivamente, à junção j. É necessário determinar as vazões nos quatro tubos. Conjuntos de adutoras unindo vários reservatórios são pouco usuais na prática, mas podem ser resolvidos do mesmo modo que o problema clássico dos Três Reservatórios.
A figura mostra a configuração do problema. As linhas de energia nos tubos coincidem com a superfície de água nos reservatórios e se encontram na junção, assumindo nesse ponto um mesmo valor.