terça-feira, 21 de dezembro de 2010

§ 143 - Quatro reservatórios e quatro junções interligadas entre si #01

Este problema é uma variante do Problema de Belanger com quatro reservatórios e quatro junções unidas entre si. Os tubos (1), (2), (3) e (4) unem os reservatórios A, B, C e D, repectivamente, às junções j1, j2, j3 e j4, unidas pelos tubos j12, j23, j34 e j41. É necessário determinar as vazões nos oito tubos.
A figura mostra a configuração do problema. As linhas de energia nos tubos coincidem com a superfície de água nos reservatórios e assumem nas junções os mesmos valores das linhas de energia nos tubos.

domingo, 12 de dezembro de 2010

§ 030 - Velocidade em teste em túnel de vento com o mesmo fluido #02

A semelhança é obtida com a reprodução do número de Reynolds. Considerando que deve ser empregado o mesmo fluido tanto para o escoamento em torno do protótipo quanto para o escoamento em torno do modelo, a expressão abaixo relaciona as velocidades e permite determinar a velocidade necessária para os testes no túnel de vento.
Como a velocidade do protótipo é bastante alta, mesmo que ainda seja menor que a velocidade de propagação de ondas de pressão, a reprodução do número de Reynolds exigirá uma velocidade do ar no túnel de vento que é exageradamente alta. Uma velocidade que não premitirá a reprodução do mesmo tipo de escoamento e que se mostra, na verdade, absurda. Uma velocidade, inclusive, atualmente inalcançável em túneis de vento!
» O enunciado do problema está em #01.

§ 134 - Arrasto sobre um torpedo #01

Estabeleça a relação funcional para o arrasto de um torpedo, pretendendo que sirva de base para estudo em modelo reduzido. Considere como parâmetros o comprimento L do torpedo, sua velocidade V, a densidade ρ e a viscosidade μ da água.