domingo, 23 de janeiro de 2011

Número de Froude #01

É um número adimensional que dá a proporção entre forças de inércia e forças representativas da ação da gravidade. É calculado pela expressão ao lado, onde V [m/s] é a velocidade, g [m/s2] é a aceleração da gravidade e L [m] é um comprimento característico.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Número de Euler #01

É um número adimensional que dá a proporção entre forças de inércia e forças de pressão. É calculado pela expressão ao lado, onde p [N/m2] é a pressão, ρ [kg/m3] é a massa específica e V [m/s] é a velocidade.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Número de Reynolds #01

É um número adimensional que dá a proporção entre forças de inércia e forças representativas de fricção. É calculado pela expressão ao lado, onde ρ [kg/m3] é a massa específica, V [m/s] é a velocidade, L [m] é um comprimento característico e μ [kg/m.s] é a viscosidade dinâmica.

§ 169 - Cinco reservatórios e três junções interligadas entre si #01

Este problema é uma variante do Problema de Belanger com cinco reservatórios e três junções interligadas entre si. Os tubos (1), (2), (3), (4) e (5) unem os reservatórios A, B, C, D e E, repectivamente, às junções jl, j2 e j34, unidas pelos tubos j123, j2345 e j451. É necessário determinar as vazões nos oito tubos.
A figura mostra a configuração do problema. As linhas de energia nos tubos coincidem com a superfície de água nos reservatórios e assumem nas junções os mesmos valores das linhas de energia nos tubos.

domingo, 2 de janeiro de 2011

§ 151 - Números adimensionais típicos na Mecânica dos Fluidos e Hidráulica #01

Considerando que os problemas típicos de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica envolvam o comprimento L (ou eventualmente um diâmetro ou outro comprimento característico), a velocidade V, a aceleração da gravidade g, a velocidade de propagação de ondas de pressão c, a pressão p, a massa específica ρ, a viscosidade μ e a tensão superficial σ, determine os números adimensionais envolvidos nesses problemas.
» Resolvido em #02, #03 e #04.