terça-feira, 5 de abril de 2011

§ 249 - Adutora com trecho sob pressão negativa #01

Uma adutora de aço com 400 mm de diâmetro e 2 km de comprimento conduz água a 10oC entre dois reservatórios. O desnível entre os reservatórios é de 30 m. A tubulação deve superar um pequeno obstáculo do terreno aproximadamente na metade de sua extensão. Determine a altura máxima de locação do tubo acima do nível do reservatório inferior.
Considere a instalação de uma bomba a 500 m do reservatório superior, utilizada para adcionar pressão ao escoamento, quando necessário. Determine a energia de pressão que deverá ser fornecida pela bomba poara que a vazão seja dobrada. Selecione uma bomba para ser instalada nessas condições.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Experimentos 2n fatoriais, análise de variância

As somas dos quadrados obtidas com a decomposição das observações podem ser convenientemente dispostas conforme a tabela de análise de variância, abaixo:
Os quadrados médios são obtidos dividindo a soma correspondente de quadrados pelos seus graus de liberdade. Os valores para F são obtidos dividindo os quadrados médios dos tratamentos, das linhas e das colunas pelo quadrado médio dos erros. Esses valores de F devem ser comparados com os valores fornecidos pela distribuição F para os graus de liberdade, respectivamente, dos tratamentos e dos erros, das linhas e dos erros e das colunas e dos erros, para a significância pretendida. Caso os valores obtidos sejam inferiores aos valores fornecidos pela distribuição, a hipótese nula não deve ser rejeitada; caso seja superior, a hipótese nula deve ser rejeitada.