A aplicação da equação de Bernoulli entre pontos localizados nas superfícies livres dos reservatórios, denominados A e B, revela que o desnível topográfico Δz entre as superfícies livres estabelece a perda de carga verificada na tubulação que conecta esses reservatórios.
Ao lado, aparece a aplicação da equação de Bernoulli entre os pontos A e B. As pressões nesses pontos são iguais à pressão atmosférica, que em valor relativo é igual a zero. As velocidades nesses pontos são consideradas iguais a zero, por estarem esses pontos localizados em superfícies livres de reservatórios.
A perda de carga entre os pontos A e B será então igual ao desnível Δz entre as superfícies livres nos dois reservatórios. Como as partículas de líquido se encontram em repouso em grande parte do reservatório, essa perda de carga será igual à perda verificada ao longo do escoamento na tubulação, ou seja, igual á perda hp 123.
Desse modo, conforme é dito em #01, quando são conhecidas as características da tubulação e a vazão entre os reservatórios, é possível determinar a perda de carga por cálculo direto, que permitirá também, se conhecida a cota da superfície livre em um dos reservatórios, a determinação do nível da superfície livre do outro reservatório.
» Segue em #03.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário