segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Variantes do Problema de Bélanger

O Problema de Bélanger apresenta três reservatórios e apenas uma junção. As variantes desse problema podem incluir mais reservatórios, mais junções, podem incluir bombeamento e abastecimento para redes de consumidores.
Com três reservatórios, a variante mais interessante incluiria três junções interconectadas entre si. Com duas junções (ou mesmo com três, caso não sejam interligadas), o problema se torna trivial (em comparação, claro, com o problema original) se não houver abastecimento de consumidores.
Junções ou nós unindo mais de três reservatórios são bastante incomuns na prática, mas podem ser resolvidos seguindo os mesmos métodos utilizados nos problemas envolvendo três reservatórios e servem na verdade como um exercício, abrindo caminho para a resolução de problemas mais complexos.
Com quatro reservatórios, é possível ter uma, duas, três ou quatro junções, sendo que, com três ou com quatro, se estiverem interconectadas, o problema apresentará um acréscimo considerável em complexidade.
Do mesmo modo, com cinco reservatórios, é possível ter uma, duas, três, quatro ou cinco junções, sendo que, com três, quatro ou cinco, interligadas, a resolução do problema apresentará acréscimo de complexidade.
É possível ainda unir três, quatro ou cinco reservatórios com tubulações em forma de anel. É possível também incluir bombeamento ou ramificações para consumidores em todas essas variantes.

Nenhum comentário: