É possível identificar os efeitos das interações entre os fatores identificados e isolados nos delineamentos anteriores (DIC, DBC e DQL). Desse modo, organizando as observações conforme a tabela abaixo e considerando a atuação de dois fatores A e B, as observações xij estariam sujeitas aos efeitos desses dois fatores e também estariam sujeitas aos efeitos de sua interação.
A elaboração do modelo e o cálculo a partir da decomposição das observações será levado adiante a partir da organização das observações conforme a tabela abaixo, onde os diferentes níveis aparecem listados em seqüência e as diferentes colunas representam as repetições do experimento.
É usual denominar A e B como fatores e denominar seus possíveis valores, A1, A2 e A3, B1, B2 e B3, como níveis.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
§ 087 - [E2F] #01
Um típico Experimento com Dois Fatores [E2F]...
Marcadores:
[000],
[An1],
[An1]-#1,
§-#1,
§-087,
e2f,
experimentos-com-dois-fatores,
planejamento-e-analise-de-experimentos
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
§ 082 - Automóvel em túnel de vento #01
Um modelo de automóvel em escala 1:6 é testado em túnel de vento para desenvolvimento de um modelo que já se encontra no mercado. O objetivo é a redução do consumo de combustível. Os testes serão realizados para reproduzir condições de uso do protótipo em velocidades de 48 km/h e de 60 km/h. Para condições dinamicamente semelhantes, foi medido no modelo um arrasto de 320 N para a menor velocidade. Qual deve o arrasto verificado no protótipo? Quais devem ser os valores encontrados para a maior velocidade? Que potências serão necessárias para superar esses arrastos?
» Resolvido em #02.
» Resolvido em #02.
Marcadores:
[MFH],
[MFH]-#1,
§-#1,
§-082,
analise-dimensional-e-semelhanca,
numero-de-euler,
numero-de-reynolds
Assinar:
Postagens (Atom)