quinta-feira, 25 de março de 2010

Henry Darcy (1803-1858)

Henry Philibert Gaspard Darcy foi um engenheiro francês que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da Hidráulica. Seus trabalhos sobre perdas de carga em escoamento em tubulações e sobre permeabilidade ainda são válidos. Ele nasceu em Dijon, em 10 de junho de 1803, e faleceu por causa de uma pneumonia em uma viagem para Paris em 03 de janeiro de 1858.
Ele perdeu o pai cedo, aos 14 anos, mas sua mãe conseguiu financiar seus estudos até que se graduasse em engenharia. Em 1821 ingressou na Escola Politécnica, em Paris, e dois anos mais tarde se transferiu para a Escola de Pontes e Estradas, que o levou ao emprego no Corpo de Pontes e Estradas.
Casou-se em 1828 com uma inglesa, Henriette Carey, cuja família residia em Dijon.
Como funcionário do Corpo, ele orientou a construção de um sistema pressurizado de distribuição de água para a população de Dijon em resposta a tentativas anteriores que não tiveram sucesso. O sistema coletava água a 12,7km da cidade e a trazia em um aqueduto fechado até reservatórios fechados próximos á cidade. Desses reservatórios, a água era distribuída a toda população por meio de 28km de tubos pressurizados por gravidade. Ele se envolveu ainda em várias outras obras na cidade e em sua vizinhança, além de ter atuado politicamente junto ao governo da cidade.
Durante esse período, ele sugeriu modificações à equação de Prony visando o cálculo de perdas de carga por fricção em tubulações pressurizadas. Mais tarde, Julius Weissbach complementou essas modificações e apresentou a equação que ficou conhecida como equação de Darcy-Weissbach para o cálculo de perdas de carga e que ainda é válida.
Em 1848 ele se tornou Engenheiro Chefe do Departamento de Côte-d'Or, cuja capital fica em Dijon, do qual saiu anos mais tarde para ser promivodo a Diretor Chefe do Departamento de Águas e Pavimentação, passando a atuar em Paris. sempre se dedicou á pesquisa em Hidráulica e nesse período em Paris dedicou-se ao desenvolvimento do tubo de Pitot, basicamente levando-o à sua forma atual.
Ele abriu mão de seu posto em 1855, devido a problemas de saúde, mas seguiu com suas pesquisas em Dijon. Em seus últimos anos, dedicou-se a pesquisas sobre escoamento através de materiais porosos, como a areia, e desenvolveu uma equação atualmente conhecida como Lei de Darcy da Permeabilidade. Essa lei foi mais tarde generalizada para uma grande variedade de aplicações e é válida atualmente.
Em homenagem ao seu trabalho, a unidade de permeabilidade no Sistema Internacional foi denominada como darcy.
Atuou no Corpo de Pontes e Estradas até sua morte.

Nenhum comentário: